DICAS

Como desativar o Windows VBS para obter desempenho da CPU (2021)

11views

Como desativar o Windows VBS para obter desempenho da CPU

desative o Windows VBS para obter desempenho da CPU

A chegada de Windows 11 aos nossos computadores trouxe várias notícias interessantes. Entre eles está o uso de virtualização de hardware nas CPUs mais avançadas para fornecer uma camada adicional de segurança, mas seu uso envolve redução de desempenho. Com este tutorial você pode desativar o VBS e ganhar o que perdeu no seu PC, especialmente no Windows 11.

Uma das obsessões da Microsoft com sua nova versão do Windows tem a ver com segurança e o objetivo de alcançar um ambiente de computação confiável, o que é importante em ambientes corporativos e de negócios onde uma grande quantidade de dados confidenciais e privados é tratada. Especificamente, eles recomendam que os fabricantes e montadores de novos computadores os vendam com o VBS habilitado por padrão, o que impede a execução de códigos maliciosos que falham nas verificações de integração de código por se passarem por aplicativos e drivers confiáveis. .

Qualquer segurança extra é sempre boa, o problema surge quando essa segurança extra se transforma em uma perda considerável de desempenho nas CPUs, especialmente se você usar um AMD Ryzen de primeira geração, a série 1000 ou um Intel Core 10 ou anterior. Se tivermos o caso de usar hardware relativamente moderno, você pode perder 5% do desempenho, mas à medida que avançamos no passado, podemos ver cortes de desempenho em 28%.

A Microsoft atualmente permite que PCs para jogos que vêm com o Windows 11 sejam vendidos com VBS e HVCI desabilitados, mas podemos ter adquirido um computador pré-construído não projetado originalmente para jogos e convertido para jogos ou simplesmente atualizado. do Windows 10.


O que são VBS e HVCI?

Em sua definição mais simples, o que o VBS faz é usar recursos de virtualização de hardware para criar uma região na memória que é completamente isolada do resto do sistema. Em outras palavras, faz uso das capacidades que nos permitem rodar outros sistemas operacionais através de um hipervisor, mas não rodar um sistema inteiro, mas rodar certas funções do Windows 10 e posteriores no referido ambiente isolado.

Uma forma de quebrar a segurança é através de drivers de hardware, pois servem para comunicar os programas com os diferentes componentes físicos do computador, muitos deles têm um nível de privilégios muito mais alto que um programa normal e um programador mal intencionado pode aproveitar disso e passar aplicativos maliciosos como drivers.

Para obter um nível adicional de segurança, é feito uso do Hypervisor-Enforced Code Integrity ou HVCI que faz uso da Virtualization-based Security ou VBS no Windows para verificar se o código é malicioso ou não. Como? Bem, da mesma forma que um atirador pode explodir uma bomba em um ambiente controlado, o mesmo é feito aqui: o driver malicioso é executado em um ambiente separado que não pode afetar o resto do sistema. Outro recurso é atribuir o ambiente de memória do módulo TPM para armazenar as credenciais principais para o uso de certas ações confidenciais, como dados pessoais e bancários do usuário.

Claro, isso significa ter que executar um ambiente adicional que reduza os recursos do processador que desejaremos disponibilizar para nossos aplicativos. Vamos ver a seguir como desabilitar esse recurso do Windows 11 e recuperar a energia perdida.

Como saber se o VBS está habilitado?

A primeira e mais importante coisa é saber se o VBS está ativo em nossa instalação do Windows 11 e aqui a resposta é a depende de como fizemos a instalação. Se, por exemplo, tivermos atualizado a partir de uma instalação do Windows 10, então o VBS ficará inativo, mas se você fez uma instalação do zero ou é um novo dispositivo, ele sempre estará ativo, então primeiro teremos que saber se isso a tecnologia está ativa ou não.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Digite na caixa de pesquisa da barra de tarefas: informações do sistema. A pesquisa do sistema deve encontrar um programa com o mesmo nome que você precisará para executá-lo.
  2. Sem selecionar nada, role para baixo até ver a linha que diz segurança baseada em virtualização, lá você poderá saber se o VBS está habilitado ou não.

Uma dica: o VBS requer um módulo TPM 2.0 (software ou hardware) para funcionar, portanto, se você não tiver um, este recurso não poderá ser ativado. Essa também é uma boa maneira de verificar se o seu PC com Windows 10 tem um módulo TPM habilitado e funcionando.


Como desabilitar VBS no Windows 11 em seu PC

A primeira coisa que você deve ter em mente é que existem duas maneiras de desativar, ou melhor, de desativar o VBS na instalação do Windows 11, para fazer isso, siga estas etapas:

  1. No tipo de pesquisa da barra de tarefas do Windows: isolamento do kernel. Você encontrará uma página específica da configuração do sistema, que é a que você vê abaixo:
  2. Pois bem, basta manter a “integridade da memória” desabilitada para manter o VBS totalmente desabilitado, com isso você fará com que sua CPU Intel ou AMD ganhe desempenho no Windows 11 em troca de perder a segurança. Portanto, nós o recomendamos se você for fazer coisas como rodar um videogame, renderizar uma cena com o Blender ou simplesmente instalar um programa cuja descompactação requer muito processamento.

Usando o prompt de comando

A outra opção é usar o prompt de comando, para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Digite cmd na barra de tarefas de pesquisa do Windows para encontrar o prompt de comando, mas não execute como está, mas clique com o botão direito na pesquisa e selecione executar como administrador para poder executá-la com todas as permissões, uma vez que elas serão necessárias para nós .
  2. Em seguida, escreva o seguinte:

    becedit / definir hypervisorlaunchtype desligado

  3. Com isso, o VBS será desativado imediatamente, em qualquer caso não precisamos avisar tanto neste caso como no anterior que é totalmente recomendável reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito no sistema.

Esperamos que este tutorial tenha sido útil e que o desempenho perdido de sua CPU volte ao mesmo após a desativação do VBS, embora se você trabalha em um ambiente que requer proteção de dados não o recomendamos. Colocar em risco os dados dos seus clientes acarreta consequências criminais em vários países, por isso, se são profissionais de determinados setores, recomendamos que não efetue esta operação devido ao que pode acontecer a programas maliciosos.

Leave a Response